Projetos



ADOTE UMA ÁRVORE



SANTIAGO, Darley Fiácrio de Arruda


Na última década tem-se observado uma preocupação crescente por parte da sociedade, com o meio ambiente e a qualidade de vida, principalmente nos centros urbanos. Daí surge à necessidade de arborizar, preservar e proteger áreas verdes. Arborizar significa plantar árvores em determinado local. Mas, o que geralmente se pensa é que esta prática é utilizada basicamente na zona rural, enquanto na verdade é mais utilizada em áreas urbanas. Por se tratar de uma atividade de ordem pública imprescindível ao bem estar da população, a Constituição Federal afirma no seu Artigo 225, descrito abaixo, que viver em um ambiente sadio é um direito de todo cidadão. 

“A arborização é essencial a qualquer planejamento urbano e tem funções importantíssimas como: propiciar sombra, purificar o ar, atrair aves, diminuir a poluição sonora, constituir fator estético e paisagístico, diminuir o impacto das chuvas, contribuir para o balanço hídrico, valorizar a qualidade de vida local, assim como economicamente as propriedades ao entorno. Além disso, é fator educacional. Funções estas também presentes nos parques e praças. Ademais, por se constituírem em muitos casos em redutos de espécies da fauna e flora local, até com espécies ameaçadas de extinção, as árvores e áreas verdes urbanas tornam-se espaços territoriais importantíssimos em termos preservacionistas, o que aumenta ainda mais sua importância para a coletividade, agregando-se aí também o fator ecológico. Estas funções e características reforçam seu caráter de bem difuso, ou seja, de todos, afinal o meio ambiente sadio é um direito de todo cidadão”. (Artigo 225, Constituição Federal).


A idéia do projeto começou a ser posta em prática no primeiro semestre de 2005 quando ganhamos uma muda de árvore chamada neem ou nim (Azadirachta indica A. Juss). Um dos locais que veio na mente para fazer o plantio da muda foi o próprio ambiente de trabalho, até porque já existiam muitas árvores frutíferas na escola, e outras nativas da região, conhecidas como jatobá, oiti, mangueira, caju e cajuí, este último, tipo de caju nativo cujo fruto (castanha) e o receptáculo floral (parte comestível) são de pequenas dimensões, o que inviabiliza o seu valor comercial, embora sua polpa seja ideal para produção de doces de excelente qualidade. Durante o plantio dessa muda, observamos que podiam ser plantadas centenas de mudas na nossa escola, já que tínhamos área disponível descoberta. Para se ter uma idéia, o IFPI Campus Floriano possui uma área de 90.000 m2, sendo 6.000 m2 de área construída coberta e 84.000 m2 de área descoberta urbanizada (calçadas, estacionamentos, passarelas, campo de futebol, etc). Esses dados mostram que a escola dispõe de uma área descoberta muito grande, que associada à pequena quantidade de árvores antigas já existentes na escola motivaram a idéia de arborização visando ampliação da área verde da escola para melhoria do meio ambiente e das condições de vida e lazer dos alunos e servidores do Campus Floriano.


O projeto teve inicio em junho de 2005 com a plantação de 133 mudas de diferentes espécies nativas e frutíferas. Oito anos depois, chega-se a marca de 15.000 mudas plantadas, dentre elas mangueira, caju, oiti, ipê-rosa e amarelo, acerola, ata, limão, ingá, jamelão e outras. Durante esse período observamos que o importante não é somente plantar, mas sim manter. Para isto, foi designado um funcionário para irrigar e podar as plantas, bem como instalado um sistema de irrigação por gotejamento para irrigar a maioria das plantas, até porque na maior parte da região predomina o clima semi-árido, com longos períodos de seca. Vale ressaltar que esse sistema de irrigação é muito importante para que se tenha a garantia que as plantas serão irrigadas periodicamente, com a vantagem de apresentar baixo consumo de água. Umas das principais finalidades desse projeto é a integração do homem com a natureza, possibilitando lhe melhores condições de vida pelo equilíbrio do meio ambiente. Além disso, desperta nos alunos o sentimento de que podem contribuir para a melhoria do meio em que vivem. 


Durante o plantio das mudas teve-se o cuidado de plantar árvores nativas e frutíferas, indicadas para arborização de áreas urbanas pelo seu tamanho adequado a pequenos e grandes espaços, também pelas belas flores, pelos frutos comestíveis, pela sombra que proporciona e pelo crescimento rápido que apresenta. O plantio de árvores frutíferas na escola propiciará uma fonte extra de alimentação já que poderá ser integrada ao cardápio do nosso refeitório e cantina, por meio de sucos e sobremesa. Além disso, as árvores têm grande influência sobre os estados físicos e psicológicos do ser humano, pois as mesmas agem diretamente e indiretamente no bem estar das pessoas. Estudos recentes confirmam que áreas arborizadas permitem melhor convívio social, promovendo maior integração entre as pessoas e fortalecimento das relações humanas. Enfim, esse projeto proporciona o bem-estar dos alunos e servidores, bem como contribui para melhorar a aparência do ambiente interno da Instituição. Visando melhorar a urbanização da escola foram colocados na área verde da escola, mesas e bancos de concreto, o que possibilitará espaço de estudo e lazer aos seus alunos e servidores.

Por fim, uma das nossas propostas de gestão como candidato a reitor do IFPI é implantar o Projeto Adote uma Árvore nos Campi.


CASA DA LEITURA


O Projeto Casa da Leitura é fruto de uma ação voluntária. Teve o envolvimento de servidores e alunos da antiga UNED de Floriano (hoje Campus Floriano), comunidade em geral e algumas empresas parceiras do projeto, a exemplo do IBAMA que doou a madeira para a construção da Casa. Os recursos, livros, material de construção e mão-de-obra utilizadas na realização do projeto foram resultados do espírito solidário de cada um que de forma direta ou indireta participou no desenvolvimento do referido projeto.

A Casa da Leitura através de ações de incentivo à leitura objetiva despertar e aprofundar o interesse pela leitura junto a crianças, jovens e adultos, possibilitando o seu posicionamento crítico enquanto cidadãos. A Casa da Leitura foi inaugurada no dia 26 de novembro de 2008, e contou com a presença de mais de 300 pessoas dentre elas alunos, servidores e a comunidade em geral. Para celebrar o inicio das atividades da Casa da Leitura, foi realizada na mesma semana a I Semana da Leitura da UNED Floriano. Para isto, foi convidada toda a comunidade acadêmica para discussões sobre o tema Leitura, incluindo a participação dos ilustres escritores Piauienses ASSIS BRASIL e CINÉAS SANTOS, entre outros momentos.

Além dessas atividades, teve-se exposição de livros e apresentações artísticas que contemplaram obras do erudito ao popular. A Casa da Leitura construída de forma voluntária é um presente do IFPI de Floriano para a cidade e para o Estado do Piauí. Para quem gosta de ler e estudar em silêncio a Casa da Leitura é um espaço aberto ao público com instalações bem iluminadas e climatizadas. Atualmente conta com 3000 títulos, dentre eles livros paradidáticos, literatura infanto-juvenil, literatura adulta, literatura de cordel, e outros, incluindo livros de autores piauienses. Uma das principais estratégias de ação deste projeto é ampliar o acervo bibliográfico da Casa da Leitura visando incentivar a leitura e beneficiar um número maior de leitores, inclusive fazendo o empréstimo de livros por um período mínimo de 14 dias.

Outra estratégia de ação imprescindível para alcançar o objetivo proposto é formar mediadores de leitura, capazes de disseminar o prazer da leitura por toda a escola, e tornar a Casa da Leitura acessível a alunos, servidores e à comunidade em geral. Outra estratégia de ação consiste no intercâmbio cultural entre outras instituições de ensino, ONG´s e empresas que tenham como diferencial a responsabilidade social, a fim de adquirir novas parcerias visando ampliar ainda mais o acervo bibliográfico da Casa da Leitura e incentivar a leitura e a formação de novos leitores. Maiores detalhes e informações, bem como algumas estatísticas da Casa da Leitura podem ser encontradas no nosso artigo (CONSTRUÇÃO DO MODELO LÓGICO PARA AVALIAÇÃO DO PROGRAMADE ACESSO A LEITURA DO IFPI / CAMPUS FLORIANO) que apresentamos como pré-requisito para obtenção do Título de Especialista em Gestão Pública pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e Instituto Federal do Paraná (IFPR). Por fim, uma das nossas propostas de gestão como candidato a reitor do IFPI é construir uma Casa da Leitura em todos os Campi.

Um comentário:

  1. Prof Darley Santiago precisa do voto de confiança de cada membro da comunidade IFPIana. Assim, no dia 05/fevereiro deposite sua confiança no candidato q tem o melhor preparo para administrar o IFPI, pedimos q vc vote 3. Darley Santiago, para Reitor do IFPI, nesse eu confio.

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