Fala do Candidato


Caro Aluno, Técnico-Administrativo e Professor.

Sou professor do IFPI Campus Floriano há quinze anos e nos últimos oito anos fui diretor geral do Campus, e nesta eleição me apresento como candidato a Reitor do Instituto Federal do Piauí (IFPI). Nesses últimos quatro meses viajamos muito visitando todos os 11 campi do IFPI, e nessas visitas nos reunimos, dialogamos e debatemos muito com os servidores de cada campus sobre a nossa instituição. Um dos problemas institucionais mais debatidos nas nossas reuniões foi a falta de articulação entre a reitoria e pró-reitorias com os campi. A falta de normas, regulamentações, procedimentos, rotinas e critérios entre a reitoria e os campi vêm prejudicando o funcionamento do IFPI permitindo que cada campus enfrente suas necessidades de forma isolada. Na nossa gestão defendemos a descentralização de todas as ações da reitoria e pró-reitorias fazendo com que as mesmas cheguem aos campi e beneficie todos os segmentos (alunos, professores e técnico-administrativos) de forma justa e igualitária. A partir do momento que nos unirmos para enfrentarmos os mesmos desafios, com certeza teremos as melhores soluções. Durante oito anos a frente da gestão do Campus Floriano realizando várias ações desde as mais simples as mais complexas consolidamos uma instituição de ensino que, modéstia à parte, é modelo de eficiência e qualidade. Isso foi fruto de muito trabalho, seriedade no que fazemos e confiança em nosso corpo discente, docente e administrativo. Assim, nesse período aprendemos muito, e com isso adquirimos muita experiência para que, chegando a Reitoria possamos administrar o IFPI e consolidar inúmeros projetos que visam o crescimento e o desenvolvimento da instituição nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, cujas propostas são apresentadas no nosso plano de gestão. É essa visão de gestão democrática e participativa que levaremos para o âmbito do IFPI. Para isto, uma das principais prioridades da nossa gestão serão recursos humanos (contratação e qualificação de docentes e técnico-administrativos), pois acreditamos muito no trabalho coletivo com a participação de todos os segmentos da instituição e da comunidade. Para que nossa administração seja mais uma vez bem sucedida é importante que você nos apresente sugestões e ideias inovadoras, para que juntos possamos dirigir o destino desta instituição nos próximos quatro anos. Para isso, contamos com o seu apoio. O desejo de dar continuidade a tudo o que iniciamos no Campus Floriano, nos motiva a aceitar esse novo desafio, que é o de trabalhar ainda mais pela:
  1. Melhoria da qualidade da educação profissional e tecnológica nos níveis técnico, graduação e pós-graduação;
  2. Ampliação do trabalho coletivo com autonomia e transparência, valorizando as potencialidades dos docentes, técnico-administrativos e discentes;
  3. Capacitação de docentes e técnico-administrativos em nível de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado);
  4. Busca da credibilidade e identidade educacional e social do IFPI como uma instituição de ensino superior de educação profissional e tecnológica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário